O acesso à ÁGUA para as famílias é a única forma de existirem e produzirem seus alimentos

Xakriabás

22 de março/2023

Hoje, 22/03/2023, Dia Mundial da ÁGUA, reflitamos a importância desta para a existência da vida e, ações que fortalecem, promovem vida e esperança às famílias.

O Projeto Fundo Água, desenvolvido pelo CAA NM, é uma iniciativa da ActionAid em apoio às famílias e comunidades que convivem no semiárido norte mineiro e passam por vulnerabilidade social, econômica e escassez hídrica.

No vídeo abaixo, você pode acompanhar essa riquíssima iniciativa que foi implantada na Terra Indígena Xakriabá, município de São João das Missões, no Norte de Minas e que beneficia famílias da comunidade e grupo de mulheres. ‍

O fundo possibilitou a implantação de tecnologias sociais, na comunidade escolhida, que contribuíssem para a captação e armazenamento de água , para garantir o abastecimento às famílias durante o período de seca e a segurança alimentar, com a produção de alimentos. Para isso, foram implantadas uma cisterna de calçadão de captação de águas de chuva e canteiros econômicos, com sistema simples de irrigação.

Na realização do projeto, também foi feito um Estudo de Caso com as famílias beneficiárias, o que identificou outras dificuldades, desafios e anseios desses grupos familiares, como a falta de saneamento e insegurança alimentar. Portanto, essas iniciativas são fundamentais em um contexto social, onde há uma realidade que se assemelham por diversas famílias e comunidades.  Sem água não há vida!

Compartilhe nas suas redes!!

Fique por dentro das últimas notícias do Museu Vivo!

Cadastre-se e faça parte da nossa lista. Por lá, você irá receber em primeira mão as notícias do Museu Vivo, dos territórios e dos povos tradicionais de Minas Gerais.