Movimento Geraizeiro e Articulação Rosalino Gomes lançam documentário sobre o Acampamento São Francisco

Geraizeiros

31 de março/2023

Lançado pelo Movimento Geraizeiro e Articulação Rosalino Gomes de Povos e Comunidades Tradicionais, o documentário “Acampamento São Francisco: Defender o Território para Garantir a Vida”, fala sobre o Acampamento São Francisco em Grão Mogol, onde há amor, sentimento de pertença e Resistência na Defesa do seu Território!

No Gerais, desde 2017, cerca de 40 famílias moram no Acampamento São Francisco, município de Grão Mogol no Norte de Minas. Durante todo esse tempo, a lida diária com a terra é o que alimenta o amor pela natureza e território desses povos. Lugar sagrado. Um pertencimento que conecta ancestralidades. Terra de vida, e história.

Uma área de chapada no Cerrado, que para muitos é vista como improdutiva, para os moradores é fonte de alimento. Ao longo do tempo, as famílias se adaptaram ao solo e clima e, por meio de testes e saberes populares, hoje eles produzem uma vasta variedade de alimentos que se adequaram ao ambiente. Abacaxi, por exemplo, há cerca de 10 mil mudas já plantadas no Acampamento.

Seu Edivaldo Marques, mais conhecido como Diquim, um dos personagens do Documentário, no fundo de seu barraco, formou uma verdadeira chácara geraizeira. São mais de 4 mil mudas de abacaxi plantadas, além de abóbora, abacate, mandioca, caju, feijão andú, urucum, maracajá e manga.

Preservar a nascente de água que abastece toda a comunidade e cuidar da regeneração do Cerrado é outra missão de Seu Diquim. Com muito zelo, cuida dos diversos pés de rufão, madeiras nativas, plantas medicinais e pequizeiros, cujas mudas, ele mesmo formou para reflorestar parte de seu território, degradado pela monocultura do eucalipto.

A permanência no território que abriga e acolhe cerca de 40 famílias está ameaçada por uma ordem de despejo do Juízo da Comarca de Grão Mogol. Mas seu Diquim e outros companheiros e companheiras não desanimam. Apesar das ameaças constantes, seguem resistindo e fazendo o que amam: plantando, cantando suas orações e alimentando seus sonhos.

O documentário foi produzido em março de 2023, em uma parceria do Movimento Geraizeiro e Articulação Rosalino Gomes de Povos e Comunidades Tradicionais. Assista ao documentário completo no Youtube do CAA-NM ou no link abaixo:

Fique por dentro das últimas notícias do Museu Vivo!

Cadastre-se e faça parte da nossa lista. Por lá, você irá receber em primeira mão as notícias do Museu Vivo, dos territórios e dos povos tradicionais de Minas Gerais.